outubro 23, 2017
Banner01

Desenvolvimento Profissional

FRANCYSLENEA Contadora Francyslene Abreu Costa Magalhães é a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPI. A Câmara possui seis membros, dentre efetivos e suplentes.

Membros Efetivos:Francyslene Abreu Costa Magalhaes, Carlos Lustosa Filho e Hudson Melo

Membros Suplentes:Valtemar de Andrade Braga, Emilio Joaquim de Oliveira Jr. e Wagner Campelo

O que é a Câmara?

A Câmara de Desenvolvimento Profissional tem o escopo de qualificar e atualizar os contabilistas piauienses por meio de projetos e eventos de educação continuada e atividades referentes à profissão contábil, além de promover discussões e parcerias.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional atua na coordenação dos serviços referentes aos eventos propostos pela Câmara e tem o apoio dos outros dois membros efetivos e os três suplentes.

Exame de Qualificação Técnica

O Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é instituído pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PA 13(R1). A prova é um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente.

O projeto é desenvolvido pela Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com auxílio do órgão regional na aplicação de provas e divulgação.

Exame de Suficiência

Exame de suficiência é uma avaliação fundamental para estimular a modernização das instituições de ensino e dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade e que possibilita aos novos profissionais o exercício prático da atividade contábil em todo o País.

Divulgada em 17 de fevereiro deste ano no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFC nº 1.461/14 altera os artigos 2º e 5º e revoga o artigo 16 da Resolução CFC n.º 1.373/2011, que regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade.

Segundo a Resolução, o profissional que concluiu o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou Técnico em Contabilidade até 14/06/2010, possui direito adquirido na solicitação de registro profissional sem a necessidade de prestar o Exame de Suficiência.

Programa de Gestão e Contabilidade

Trata-se de um curso de pós-graduação ofertado pelo Conselho Federal de Contabilidade e que permitirá a realização de módulos em Portugal. A Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI está auxiliando na divulgação e realização do evento, pois o Piauí é um dos estados pioneiros a contar com o programa.

O principal objetivo é suprir a necessidade de formar contabilistas para atuarem nas áreas de gestão e consultoria, devido a demanda crescente para estas áreas.

Educação Profissional Continuada

Educação Profissional Continuada é um programa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que visa atualizar e aprimorar os conhecimentos de contadores que atuam no mercado de trabalho como Auditores Independentes. O programa é regulamentado pela Resolução CFC 1.377/11.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPI dedica-se a atender ao programa e executá-lo em todo o Estado.

Conselho Regional de Contabilidade do Piauí - Todos os Direitos Reservados | Site by WKaITSolution