julho 20, 2019
Fortes

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL – PVCC

NOVA LOGO PVCC

 

APRESENTAÇÃO Imprimir

 

O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibilizará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade.

PORTARIA Nº 09/2019, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2019.

MEMBROS EFETIVOS:

GRETHA ANICE FURTADO RIBEIRO – CRC 8121 – Membro da Comissão Gestora Nacional e Coordenadora do PVCC – Região Nordeste

MARINALVA SILVA ALMEIDA CRC- PI 004916 – Coordenadora 

ANTONIA MACHADO DA SILVA TABATINGA – CRC-PI 5119 – Coordenadora Adjunta

KEILLA BARROS DOS SANTOS – CRC-PI 6065 – Membro e representante de Bom Jesus 

MARIA DA CONCEIÇÃO CAMPELO LIMA – CRC-PI 5030 – Membro 

FRANCISCA MARIA DOS SANTOS MUNIZ – CRC-PI 10758 – Membro 

DEUSIANY DO NASCIMENTO SILVA – CRC-PI 011497/O-1 – Membro e representante de Parnaíba 

DEUZIMAR CABRAL DE BRITO – CRC-PI 06535/O-3 – Membro  

 

Contador – Josafam Bonfim Moraes Rego

Presidente do CRC-PI

VALORES E PRINCÍPIOS Imprimir
• Cidadania
• Solidariedade
• Ética Profissional
• Transparência
• Responsabilidade Social

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) é composto por quatro subprogramas:

Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais

Este programa tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Diferente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OSs agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos.

Subprograma 2 – Educação Financeira

Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas  ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Subprograma 3 – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso

Esta ação visa, em primeiro lugar, a sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Em segundo lugar, tem por objetivo auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Subprograma 4 – Ações locais de Voluntariado

Este subprograma visa a recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.

Conselho Regional de Contabilidade do Piauí - Todos os Direitos Reservados | Site by WKaITSolution